21 de abr. de 2013

21 de abril- Dia de Tiradentes

LIBERTAS QUAE SERA TAMEN
"Liberdade ainda que tardia" e o lema deste mártir da Inconfidência Mineira.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792)  era o quarto filho do português Domingos da Silva Xavier e da brasileira  Maria Paula da Encarnação Xavier.
Dentista por profissão, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista politico, Joaquim atuou no Brasil colonial  mais especificamente em Minas Gerais e no Rio de Janeiro,  Consciente do que se passava no exterior, e influenciado em especial pelos processos de independência de alguns países
, Joaquim se juntou a outros Inconfidentes que lutavam em prol de estabelecimento de um governo republicano independente de Portugal. 

Além disso os inconfidentes eram desejosos da criação de industrias no país,-processo este que so ocorreu em meados do seculo XX -de forma a alavancar o desenvolvimento do país. Como na época o Brasil era dividido não em estado como hoje e mas em províncias  Tiradentes e os inconfidentes visavam a autonomia apenas da província das Minas Gerais. Traídos  descobertos, presos e julgados, Tiradentes foi o único a não se dizer inocente, e foi condenado a morte.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.
E valido ressaltar que os mártires e heróis da Inconfidência mineira vão inspirar outras ações em prol da independência do Brasil, e este processo culminara no 07 de Setembro onde o príncipe regente Dom Pedro I declara as margens do Ipiranga a Independência do Brasil.

Portanto para nos brasileiros e "noIs" mineiro em especial, um vivas a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes . Vivas a Inconfidência Mineira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário