9 de jul. de 2012

Partido Comunista do Brasil (PCdoB)




O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido brasileiro de esquerda, cuja militancia se baseia ideologicamente nos princípios do Marxismo- leninismo.
Fundado em 25 de março do fecundo ano de 1922 (mesmo ano em que ocorreu a semana de Arte Moderna), na cidade de Niterói (RJ, Brasil) e reorganizado em 18 de fevereiro de 1962 em São Paulo, sob a sigla PCdoB, tendo como símbolo a foice e o martelo, simbolizando a união dos trabalhadores do campo (foice) e cidade (Martelo).
Partido que sempre esta presente nas lutas populares, o PCdoB é um dos mais antigos partidos brasileiros e o único que pode-se considerar internacional, uma vez que existem diversos Partidos Comunistas espalhado pela face da terra, todos seguindo os princípios do Marxismo- leninismo.
O PcdoB como partido politico desde sua fundação participa das principais lutas em prol do povo brasileiro e nos momentos difíceis pelo qual o país já passou jamais fugiu a luta ou esquivou-se de seu papel, enfrentando de rosto erguido, mesmo quando isso  custou a vida de seus militantes (a exemplo da Guerrilha do Araguaia durante a Ditadura Militar) defendendo com afinco a defesa de um projeto popular e democrático em prol da nação.
Por estas e outras, viva o PCdoB. Vivas ao Partido Comunista do Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário