1 de mai. de 2012

01º de Maio- Dia do Trabalho




Dia 01º de Maio- Dia do Trabalho. 
Este dia e comemorado em 1º de maio, pois na data, no ano de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho.  Assim como ocorrerá em algumas horas em diversas partes do globo, onde o dia além de ser feriado nacional, e dedicado a festas, passeatas e reivindicações dos trabalhadores.
Acontece que em Chicago, nos Estados Unidos, aconteceu nesta data alguns incidentes que marcaram esse dia como um dia de lutas:  Em 1886, em pleno seculo XIX,  quando milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre as quais estava a reivindicações pela  redução da jornada de trabalho de 13 para 08 horas, melhores salários, descanso semanal remunerado e um período anual de férias.
 Nesse mesmo dia ocorreu no país uma greve geral de trabalhadores. Como era de se esperar, ocorreu conflitos com a polícia. Nestes,  oito operários morreram, enquanto que outros  foram presos e alguns foram enforcados depois de um julgamento injusto, em que foram acusados de liderar as manifestações que tiveram início no dia primeiro de maio. 
Porém, novas manifestações ocorreram, em 04 de maio de 1886, como forma de mostrar a força dos trabalhadores unidos. Novamente morreram 12 trabalhadores e dezenas de pessoas ficaram feridas. A noticia correu mundo e repercutiu na Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, em 1889, onde em homenagem aos trabalhadores mortos pela repressão policial nos Estados Unidos, foi definido o dia 1º de Maio como o dia do Trabalhador.
Em homenagem ao dia do trabalhador, nos do Partido Comunista do Brasil de Uberlândia, trazemos aqui também algumas imagens de artistas do Modernismo brasileiro, que deflagou a Semana de Arte Moderna no ano de 1922 (mesmo ano que  surgiu o Partido Comunista do Brasil- PCdoB). Acima temos uma imagem de Tarsila do Amaral, que simpatizando-se com a causa operaria pintou entre outros a tela "Operários"(acima) em 1933.
Tarsila não foi a unica a representar em pinturas o povo brasileiro, como bravos trabalhadores. Seu companheiro de movimento e contemporâneo, o modernista Cândido Portinari foi outro artistas que retratou o trabalhador brasileiro.
Acima e abaixo duas reproduções de imagens deste artista com as telas "mestiço" e "Lavador de café", que alem de retratar esse trabalhador, ainda traz para as telas da época, elementos como a folha de bananeira- presente em outros artistas do período modernista  e o proprío cafezal.
Ambos os artistas com o intuito de criar uma arte genuinamente brasileira, acabaram por mostrar em suas telas o trabalhador brasileiro, composto por negros, mestiços, "indios", imigrantes europeus e asiáticos, formando o que hoje denominamos povo brasileiro. E a este povo que procuramos homenagear. E por esse povo e por estes trabalhadores  que nos do Partido Comunista do Brasil ousamos lutar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário